quinta-feira, março 06, 2008

Jesus trocou de lugar comigo!



O que fez Barrabás?
Talvez você pense: “Que importância tem isso?” ... Leia Lucas 23:19 e 25

Barrabás = simboliza Adão, eu, nós.
Sedição feita na Cidade. Cidade = Éden, Sedição = alteração da ordem "pública"
Homicidio = Assassinato, ato de matar.

Gênesis 2:15 e 16 -
Deus pôs o homem no Éden (cidade) e ORDENOU para NÃO comer da arvore do bem e do mal.
Adão e Eva transgrediram essa ordem, SEDIÇÃO FEITA NA CIDADE.
Deus disse: "...porque, no dia em que comeres, certamente morrerás" (vamos mudar comeres por desobedecer): "... porque, no dia em que desobedeceres (a ordem), certamente morrerás"
Desobedecendo a ordem, ou seja, a sedição, adão e Eva morreram (espiritualmente), pois pecaram. Mas como em adão e Eva estava a semente da humanidade, de todo o ser humano, Adão e Eva morreram, mas também cometeram um homicídio: mataram essa semente. "Porque todos pecaram, todos destituídos da glória de Deus".

Nessa passagem, Lucas detalha o que Barrabás havia feito. Parece um versículo despercebido, porém, a Palavra de Deus nos faz ver o porquê dele estar ali e de ter detalhado o que Barrabás tinha feito.

O Pecado é a desobediência. O que Deus quer de nós é simples: A OBEDIÊNCIA TOTAL.
"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem" Ec. 12:13

Temer = OBEDECER
Deus disse para não comer. Por que não obedecemos a vontade Deus, se a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita? Obedecer "para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" Rm 12.2

"E solto-lhes o que fora lançado na prisão por uma sedição e um homicídio, que era o que pediam; mas entregou Jesus à vontade deles." Lc 23:25

Na figura de Barrabás estava eu, perdido em minhas transgressões, condenado pelos meus pecados, preso, tinha o escrito de dívida, uma pena a ser paga. Fui lançado na prisão, pelos meus pecados e iniqüidades, pela minha desobediência, rebeldia.

Mas... Deus enviou seu Filho unigênito, para ser entregue em meu lugar. Se Jesus não viesse, Barrabás continuaria preso, condenado a morte, crucificado. Barrabás sou eu, Barrabás somos nós. Mas veio Jesus, entregue como ovelha muda ao matadouro, em nosso lugar, foi crucificado, tomou sobre si nossas transgressões e nos livrou da morte, da maldição da desobediência, foi entregue em nosso lugar e rasgou nosso escrito de dívida. Eu que estava morto, nós não merecíamos esse livramento, estávamos indo por caminhos de morte, Ele veio, trocou de lugar conosco, como fez com Barrabás. Ele sabia o que Barrabás significava. Jesus negou a si mesmo, foi obediente até a morte. A ordem era: morra, morra no lugar de "Barrabás". Nós todos já éramos condenados, já estávamos pronto pra morrer, sermos tragados, mas Ele negou a si mesmo, por amor de nós. Ninguém nos amou tanto, ninguém nos ama tanto a ponto de ser humilhado, posto por maldito, levar sobre si tudo de ruim, toda doença, toda tristeza, toda iniqüidade, toda a sujeira, rebeldia, desobediência, não só de uma pessoa, mas de todos, simplesmente por que nos ama.

"Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados. Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma." I Pe 2:24 e 25

Barrabás foi solto. Jesus livrou a Barrabás. Não foram as vozes dos homens gritando para crucificar Jesus e libertar Barrabás, mas foi Jesus que o libertou. Barrabás foi liberto porque um homem foi condenado por todos e esse homem foi condenado sem ter feito nada de errado. Barrabás matou, Jesus salvou. Barrabás desobedeceu, Jesus obedeceu, e obedeceu até a morte. Mas se não fosse Jesus, certamente Barrabás não seria liberto, ninguém sequer saberia quem era Barrabás. Mas porque Jesus foi condenado, Barrabás foi solto, ficou livre, foi salvo. Porque Jesus foi condenado, eu fui liberto. Ele morreu para me dar vida. Ele morreu para nos dar vida, Ele morreu para nós sermos achados.

Não se sabe quem era o pai de Barrabás, mas o nome “Barrabás” significa “filho de aba” ou “filho do papai”. Barrabás, filho criminoso de um pai desconhecido, estava condenado a morrer. Jesus veio e mudou a história de Barrabás.
Por causa de Jesus, nós, apenas criaturas, desgarrados, seguindo nossos próprios caminhos e vontades, fomos adotados por Deus, por intermédio de Cristo, e agora não mais filhos da perdição, mas filhos da Luz. Somo herdeiros, chamados filhos do Deus altíssimo, co-herdeiros com Cristo, assentados junto a Ele nos lugares celestiais.

“Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome...” João 1:12

Bom é o Senhor e sua misericórdia dura para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário