quarta-feira, março 10, 2010



O VALOR DO TESTEMUNHO

Essa é uma mensagem enviada por um pastor (Pr. Gilson Bifano - http://www.clickfamilia.org.br/) que trabalho com casais. Recebi a mensagem da minha esposa (por e-mail) e me interessou muito, por falar, de uma maneira simples, a troca de valores que o povo cristão tem vivido nesses tempos e a lógica simples de Deus para transformações genuínas: TODA TRANSFORMAÇÃO COMEÇA DE DENTRO PARA FORA, associada a outra lógica: AQUELE QUE NÃO VENCE EM CASA, NÃO VENCE EM LUGAR NENHUM.


Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Política (IBGE), em 2020, mais da metade dos brasileiros pertencerá a alguma igreja evangélica. A princípio, podemos achar que as projeções do IBGE, sejam animadoras. Mas, quando analiso com mais atenção o comportamento dos evangélicos, fico preocupado!!!

O testemunho dos crentes não tem sido muito animador nos últimos anos, especialmente no que tange aos valores morais e familiares. Não temos dados estatísticos, mas aqueles que trabalham no ministério com jovens, sabem que o comportamento sexual do jovem crente, não tem sido muito diferente do jovem não-crente. No que se refere ao casamento, o divórcio se alastra como praga em nosso meio. Muitos casais evangélicos já não colocam mais o sobrenome, para evitar futuras despesas num possível divórcio.

Os conceitos não-cristãos entram nos lares evangélicos, especialmente através das novelas, com tamanha facilidade, introduzindo no inconsciente das crianças ideias estranhas e valores não compatíveis com a Palavra de Deus. Em nossas igrejas, quase não ouvimos sermões condenando claramente o sexo antes do casamento, o aborto, o homossexualismo, a pornografia, o adultério, o divórcio, a pedofilia e tantos outros temas que tangenciam a vida familiar.

Recentemente estive participando de uma reunião em São Paulo, onde estava presente o famoso escritor americano Gary Chapman, autor de vários livros sobre vida conjugal e familiar; e ouvi dele uma frase que me chamou a atenção. Disse ele, que a sociedade sentirá mais de perto e será impactada com a mensagem do Evangelho, quando realmente, os casais viverem no casamento, todo o ideal e princípios deixados por Deus em Sua Palavra.

Não adiantará muito sermos a metade da população brasileira, se maridos não amarem suas esposas, como Cristo, amou a igreja. Se as esposas cristãs não respeitarem e serem submissas, como a igreja é em relação a Cristo. Se pais e mães continuarem valorizando mais o trabalho secular e a ascensão material e detrimento, ao tempo que deveria ser dedicado à educação moral e espiritual dos filhos. Se os filhos crentes não seguirem a orientação bíblica de obedecer seus pais. Se as lideranças não se respeitarem e se não amarem de verdade.

Como poderemos mudar uma sociedade?

Quando andamos pelas ruas, é impressionante ver os números de templos evangélicos. Lembro-me que na rua da igreja da minha adolescência, na avenida 22 de Novembro, no bairro do Fonseca, em Niterói (RJ), só existia a Igreja Batista. E a última vez que por lá passei, contei umas três ou quatro igrejas. Graças a Deus por isso!

Mas qual é o impacto que as famílias dessas igrejas estão causando na sociedade?

Quando os casais cristãos viverem todos os princípios bíblicos do casamento, impactarão não somente os filhos, mas a todos que os cercam. Quando famílias viverem a essência do cristianismo, no dia a dia da vida familiar, a cidade perceberá e desejará viver também o Evangelho. Devemos continuar pregando a mensagem, mas não podemos deixar de ensinar aos que já são crentes e àqueles que se tornarão cristãos, a beleza de Cristo, no lar, no casamento e na sociedade. Caso contrário, seremos apenas um dado estatístico, mas não sal e luz nesta sociedade, que clama e deseja experimentar a beleza da vida cristã, especialmente nos relacionamentos conjugais e familiares.

Fonte: Pr. Gilson Bifano / Pr. Benedito Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário