terça-feira, abril 27, 2010

Quem corre com gosto, não se cansa...


Li essa frase no msn da minha tia, achei muito interessante! Eu acrescentaria mais: "Quem corre com gosto, não se cansa e se cansar se levanta fácil!"... algo assim.

Outra vez, assistindo um filme (O Todo Poderoso), me deparei com a seguinte frase: "Algumas das pessoas mais felizes voltam pra casa fedendo", referindo-se ao problema do Bruce Nolan (personagem principal) por não ser realizado profissionalmente.

Talvez esse seja um dos maiores dilemas da vida até agora e penso que esse seria um dilema coletivo em nossa sociedade atual.
Por que Thiago? Não sei dizer ao certo, muito provavelmente por conta dos princípios vividos em nossa sociedade, pelo ser humano.

Enquanto uns roubam, outros trabalham duro para sobreviver nesse mundo capitalista canibal em que vivemos.

Logo, o que se pensa é: vamos trabalhar naquilo que dá dinheiro ou que pelo menos nos dê um "status" melhor.

Um dia vi em uma reportagem na TV, um especialista dizendo que, ainda que a sociedade pregue que é preciso ter um nível superior, a realidade é que nem todos precisam ter ensino superior.

A verdade é destinamos mais de 70% de nossas (breve) vidas trabalhando. Agora imagina viver esse tempo fazendo algo que você não nasceu pra fazer?


A grande pergunta que não quer calar: Você nasceu pra quê? Alguns, em suma, vão dizer com uma certa convicção que nascemos para servir a Deus, louvar ao Senhor. Certo, mas em quê? Vamos ser específicos Bob.

Logo, vão me responder: “Pregando o evangelho”. Ok, mas de que forma?

A bíblia diz que alguns nasceram para serem doutores, mestres, missionários, enfim, a verdade é que para todos, Deus deu um talento (ou vários para algumas pessoas) para cada um dos seres humanos. O problema é descobrir qual é o seu talento.

Qual é o seu talento Thiago? Bom, vamos ser mais específicos. Existem coisas que você faz com uma certa facilidade, coisas que você tem mais afinidade para lidar, enfim, isso pode significar que você tem talento para algo, mas não significa que você descobriu o seu principal talento. Agora sim compliquei as coisas (ou ela é complicada por que eu sou meio complicado?).

Pra alguns, a pergunta é: Qual é o seu principal talento? Aquele talento que "rege" você. Aí sim fomos surpreendidos novamente.

Alguns encontram fácil essa resposta, outros já não.

Moisés teve esse dilema na vida. Judeu, mas criado como um egípcio, viveu um sonho num palácio, mas com um vazio no peito interminável. Ou seja, existia algo há mais para ele. Descobriu sua origem, fugiu, ficou isolado em si mesmo por um bom tempo, até que um dia ele teve um encontro com Deus. Então, Deus revela a origem de Moisés e logo passa um trabalhinho para ele. Mas Deus foi específico com ele. Moisés, você vai ser aquele que vai libertar o homem que vai libertar o meu povo? Não! Moisés, você vai ser o melhor superintendente do exército do meu povo? Não! Moisés, você vai ser o cara que vai libertar o meu povo!

"Legal Thiago! Então você tem a resposta! Jesus é a resposta, encontre-se com o Senhor, entregue sua vida para Ele e ele mudara tudo isso!". Bom, isso é verdade, mas é muito superficial. Alguns já entregaram sua vida ao Senhor e glória a Deus por isso, como tantos outros se entregaram a Deus, mas ainda sim não são plenos por que não descobriram qual é seu principal talento. Por isso, mesmo estando em Jesus, ainda estão com aquele sentimento de "tem algo mais que isso" dentro de si. Tudo bem, Moisés demorou mais de 40 anos para então descobrir seu caminho. Eu tenho 27 anos, então, se formos nos basear em Moisés, então falta mais um tempinho para atingir o objetivo. Paciência então né?!

"Ah Thiago, você deveria estar pensando em sua missão como servo de Deus: pregar o evangelho a todos!". Certo, mas de que forma você quer que pregue o evangelho? De que forma eu você é eficaz fazendo isso (talves você pregue o evangelho cantando, ou talvez teatro, ou evangelismo de rua, enfim...)?

Talvez eu esteja levando muito para o lado espiritual e deixando de lado a parte profissional, mas a "causa" para a conseqüência é a mesma!!

As pessoas mais bem sucedidas na vida (entenda sucedidas como plena, completa principalmente profissionalmente) são aquelas que descobriram seu principal talento e investiram nele. Pessoas que descobriram que são ótimas para lidar com vendas ao ar livre, deixaram de ser advogados ou médicos que faziam sem muito contentamento (exemplot, OK?) e passaram a vender geladinho na praia. São felizes fazendo isso, além de serem mais bem sucedidas nisso do que aquilo que faziam antes.

Outras descobrem seu talento nativo para programar e se dão bem fazendo programas para computadores. Podem não serem ricos ainda, mas fazem o que gostam e isso é fundamental para alcançar o sucesso.

Existem dificuldades para essas pessoas? Sim e muitas, mas quem corre com gosto não se cansa.

Mas também existem aquelas que sabem pra quê nasceram, mas não fazem por que não querem, ou seja, seria um Jonas na vida.

Pode haver um equilíbrio? Ou seja, viver pleno realmente? Ou seria utopia ou extremamente seletivo?

Pode alguém saber do seu talento para pregar o evangelho, mas profissionalmente não saber? Ou o contrário disso?

O fato é que eu queria me levantar às 4:20hs da manhã para trabalhar, mas não me levantar cansado, pensando já na folga ou se falta muito para ir embora. Queria estar trabalhando sem pensar em voltar pra casa a todo momento.

Quando estou indo para o trabalho, vejo muitas outras pessoas vivendo essa mesma vida.

Precisamos trabalhar, precisamos pagar nossas contas. Alguns tiveram a oportunidade de investir naquilo que gosta, outros, em sua grande maioria, infelizmente tiveram que "se virar" com aquilo que estava ao alcance. Esses vão poder investir naquilo ou "perder" tempo em descobrir o seu talento depois de seus 50 anos, após se aposentarem, onde não há tantas mais responsabilidades. Agora entendo por que existem muito avós fazendo faculdade, simplesmente por que, durante sua vida, tiveram que seguir em frente fazendo algo que nunca gostou, simplesmente por que foram "obrigados". Outros viveram os sonhos dos seus pais, e assim foi passado de geração para geração.

Há quem diga que sempre há opções. Sim, concordo. Há sempre a opção de sair do trabalho que você não agüenta mais e chutar o balde. Mas infelizmente estamos "presos" em outra realidade, onde tomar essa decisão não seria nada sábio, pois você tem que pagar suas contas, sustentar sua família, cuidar dos filhos, enfim...

Ah... no filme TODO PODEROSO, o personagem Bruce Nolan queria muito ser âncora (apresentador) de um telejornal importante da sua cidade. Mas descobriu que seu talento era divertir as pessoas, fazê-las sorrir, então, se contentou com algo mais “inferior” do que ser âncora, mas passou a ser pleno profissionalmente. Mas primeiro se descobriu, depois passou a sonhar de forma correta.

“Jesus está voltando!!”. Tenho visto isso com muita freqüência ultimamente. De fato Ele está, mas se Ele vir hoje, acho que voltarei para casa (céu) frustrado.

E o que eu faço pra lidar com isso?

Bom, tento focalizar e fazer aquilo que está ao meu alcance e agora, no presente. Mas confesso que às vezes isso não funciona.

... enquanto isso, cada dia que passa, mais médicos, advogados, engenheiros, dentistas, políticos, etc e etc, enfim... mais pessoas se formam só pelo prazer do status e do dinheiro. Médicos que sequer se importam com seus pacientes, advogados que trabalham mais contra do que a favor dos seus clientes, engenheiros que constroem prédios que caem e políticos que representam a sociedade apenas financeiramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário