quarta-feira, janeiro 05, 2011

Mensagem... Caminhos

Mensagem...
Caminhos


Um fato me ocorreu há algum tempo que me levou a meditar e eu gostaria de compartilhar a experiência com vocês.

Estamos caminhando numa estrada, numa jornada com Deus, e isso é fato. Posso entender com profundidade o porquê Deus sempre falar em caminho, passagem, veredas, passos. Jesus é O Caminho!!

Oh Thiago, só agora você descobriu?
Irmão, viver o evangelho é maravilhoso, um dia você sabe, outro dia você vive, mas uma vez ou outra você acaba se esquecendo de algum ensinamento, sendo necessário reaprendê-lo. Quando o saber alinha-se ao viver, então tudo vai bem!

Quem de nós não errou o caminho algumas (ou várias) vezes?
Verdade seja dita, sem Cristo somos eternos errantes, caminhando rumo à morte, engolidos pelo pecado. Mas mesmo em Cristo, erramos o caminho e por quê? Quem já não se perdeu mesmo tendo o mapa em mãos ou com o GPS instalado?


Não estamos 100% completos, estamos sendo tratados dia a dia, nossa mente costuma nos enganar e a voz do nosso Eu por muitas vezes se sobressai à voz de Deus. A correria, o stress, o medo, a soberba, a "vida moderna", o consumismo, os nossos compromissos com a rotina e nossas responsabilidades fúteis nos levam para longe de Deus. E Jesus é O Caminho! E quão maravilhoso é esse caminho!!

Nessa jornada nos deparamos com algumas entradas e bifurcações que nos deixam em dúvidas e decisões tomadas na dúvida nunca foi um bom negócio.
Às vezes escolhemos algumas entradas que nos levam a lugares que não são bons ou para lugares no qual temos a impressão que há algo errado. Muito provavelmente não era essa entrada, mas a próxima talvez. 

Nessa jornada com Jesus aprendi que quando não há paz no coração, esse é o primeiro e o melhor sinal de que devemos parar e refletir nossos passos. Há algo de errado!

Ao refletir em Deus, descobrimos que erramos, ou que o caminho não era bem esse, ou que não era essa entrada, mas a próxima.

Mas lidar com isso normalmente não é fácil, quem nunca se perdeu e ao invés de analisar suas falhas, preferiu se desesperar? E incrivelmente, quando você está perdido ou com a impressão de que algo está errado, muitas vozes aparecem para palpitar. Elas só servem para nos confundir mais. Tentar permanecer calmo é difícil, mas a melhor opção. 
Então é melhor parar, pois insistir no erro é sinônimo de muitas dores!! Se há algo errado ou você não está em paz nesse caminho tomado, PARE!! Consultar o Senhor e chamar o “resgate” é a melhor e única opção para a solução do problema.

Por falar em problema ou erro, é preferível não encarar isso como tal (problema), mas sim como um ensinamento crucial para podermos encontrar o centro da vontade perfeita de Deus. Estamos caminhando pra lá!
Precisamos "errar" para podermos aprender!! Precisamos tomar certos caminhos para podermos encontrar o caminho correto, logo, necessariamente não é um erro, mas um instrumento para sermos ensinados por Deus e para sermos conduzidos para o centro da vontade perfeita de Deus. Lembre-se: um dia precisamos erramos o caminho para sermos encontrados por Cristo! Glória a Deus!

Um versículo ao qual me apoio sempre nesses momentos:  "... Tudo coopera para o bem daqueles que confiam no Senhor". Tudo coopera!

Para encontrar um rio dentro de uma floresta, vamos ter que encarar momentos de mata densa!

Fazer uma alto-análise em Deus é o melhor remédio quando algo não está bem ou quando nosso coração não está em paz.
Rever os passos, olhar em volta, ou "é isso mesmo que você quer?" (pergunte-se).

Em nossa jornada com Deus, o Senhor vai nos dar muitas dicas, muitas pequenas evidências daquilo que ele quer para nós. É como numa investigação, onde somos os detetives em buscas de evidência para "solucionar" o caso. É Deus que vai dar as pistas para podermos "solucionar" o caso. E cada pista encontrada por nós (Deus dá as pistas, mas quem precisa encontrá-las somos nós), é um ensinamento precioso para nós! Deus vai nos mostrar e nos ensinar algo a respeito dEle mesmo e ao mesmo tempo vamos conhecer algo mais a nosso respeito! Esse período de auto conhecimento em Deus é vivido por todo o ser humano nessa jornada. O problema é que alguns rejeitam o ensinamento, outros se quer dão ouvidos.
Posso entender porque em Provérbios, Deus fala muito em "não rejeitar os seus ensinamentos". 
"Errar" o caminho não é o problema maior, o problema mesmo é errar e permanecer errado.

A importância de uma auto-análise é crucial em nossa vida, penso que devemos fazer isso constantemente, refletir em Deus os passos que damos, conceitos adquiridos, ou seja, QUESTIONAR A NÓS MESMOS SEMPRE é bom e muito proveitoso.

Outra coisa que acabei aprendendo é que tomar caminhos tentando fugir de outros nunca é um bom negócio. Fugir de responsabilidades é adiar a conquista da vitória e normalmente sempre traz muito incômodo e insatisfação. Resolver as pendências e encarar o que precisa ser feito é sempre muito difícil, mas o resultado gera uma satisfação e paz ao nosso coração. E isso é muito valioso! Como diria Salomão, “mais valioso do que ouro e prata”!

Algo muito importante é sempre consultar a BÚSSULA! Como assim? Sim, ver a BÚSSULA (Como diria um pastor: "É profético" (rs). Caminhar sem foco é sinônimo de andar em círculos, frágil, errante e totalmente manipulável por pessoas de más. Traçar metas e objetivos na caminhada alinhados ao foco que é Jesus Cristo, nosso Senhor, é sinônimo de Crescimento, Amadurecimento, Conhecimento, Sabedoria, enfim, é muito saudável!

E o mais importante, como diria Paulo: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado (a perfeição); mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”.

Espero ter ajudar alguém com essa mensagem, pois viver isso me ajudou muito.

Fiquem na paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário