terça-feira, setembro 27, 2011

Seria Cômico se não fosse trágico...


Assisti uma reportagem muito interessante e impactante na TV no domingo, na rede Record e, realmente, fiquei impressionado, impactado. Me emocionei assistindo a reportagem.

A reportagem mostrava a vida escrava e desumana do povo de Cerro Rico, na Bolívia, conformados e anestesiados com a situação a qual se encontram. Eles sobrevivem da exploração (migalhas) da prata nas montanhas de Potosí, mais conhecida como o vale da morte ou a montanha que devora homens.

A matéria é emocionante e bateu aquele aperto no coração de ver a situação daquele povo que parece sofrer de uma maldição que passa de geração a geração, que tanto podem morrer engolidos pela montanha ou morrem vítimas de uma doênça, consequências da vida da exploração.

Você pode conferir a matéria na íntegra através do link abaixo:

Você pode também ler o relato pessoal da repórter através do link abaixo, é realmente muito interessante:

No final da matéria, emocionada, a repórter diz a seguinte frase: "Alguém tem que fazer alguma coisa por esse povo... Nós tínhamos o caminho de volta. Ao sair pela última vez da montanha, ao enxergar a luz no fim do túnel você entende exatamente o que isso significa. Ter ou não ter a tal luz no fim do túnel. Eles ainda não têm. Nós caminhamos em silêncio. O Pablo nos acompanhou até o lado de fora, exausto. As câmeras já estavam desligadas. Já tínhamos gravado tudo que precisávamos. Vou guardar pra sempre o olhar daquele homem ao se despedir, agradecendo nosso trabalho"


Emocionante, tocante e concordo plenamente, algo precisa ser feito, mas o que é irônico e muito trágico, é que, ao final da reportagem, foi anunciado o comercial do reality show "A Fazenda", que confina celebridades em um local com uma certa mordomia para entreter os telespectadores e que dará 2 milhões de reais (!) para uma pessoa que "sobreviver a vida dura do confinamento". 

Dar 2 milhões de reais para uma pessoa que, se comparada a pessoas normais (nem vou comparar com o povo de Potosí) nem precisaria desse dinheiro todo... é muito pra minha cabeça.

Agora, imaginem se esses 2 milhões fossem destinados a esse povo sofrido de Potosí? Ou se esse valor fosse para obras sociais para outros povos sofridos, para crianças carentes, para amenisar a fome e a pobreza de tantos e em tantos outros cantos desse mundão?

Essa é a, se não me engano, a terceira edição desse reality show "A Fazenda", ou seja, já deu muita grana pra gente que, se comparada a outras pessoas, não precisariam.

Ah, e pasmem, essa mesma emissora que mostra em uma reportagem o sofrimento de um povo por falta de recursos financeiros/sociais e ao mesmo tempo dá 2 milhões de reais para uma única pessoa, essa emissora pertence a um "servo de Deus"... 

Uns recebem R$400,00 para ficarem confinados nesse lugar (imagem abaixo), e as vezes, não chegam a sair com vida daí....
 

já outros...

Podem receber até R$ 2 milhões para ficarem confinados nesse lugar (imagem abaixo), e saem daí com mais fama do que entraram...

 

Isso é o que eu chamo de irônia...

Fontes:
http://www.r7.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário