terça-feira, janeiro 31, 2012

UM GRANDE MOTIVO PARA JOGAR LIXO NO LIXO E NÃO NAS URNAS...
Enquanto aguardava pacientemente o início da minha aula de inglês (eu sempre chego cedo para poder encontrar vaga em estacionamento), pensativo e preocupado por n motivos), procurei por uma revista que pudesse me entreter nos 35 minutos que ainda faltavam para o início da aula. Na prateleira, muitas revistas, mas uma em especial me atraiu. Verifiquei a data (não gosto de ler revista antiga), Revista Veja edição de 26 de outubro de 2011 (até que é recente), na capa tinha a imagem da máscara de Guy Fawkes, usada pelo personagem V no filme V de Vingança (um excelente filme na minha opinião), o título em letras garrafais (que me agradam muito). A imagem e a palavra CORRUPÇÃO bastaram para que ela fosse a escolhida para me acompanhar na minha espera.

Ao folheá-la, dentre tantas e tantas propagandas (algumas são de 4 á 6 páginas seguidas!), tirinhas com frases de celebridades e políticos, finalmente encontrei a reportagem.

Antes de ler a reportagem eu não tinha idéia da quantia que já nos foi roubado pela corrupção dos nossos "representantes". Assim como a realidade, os valores são impressionantes!

Abaixo segue partes do texto da reportagem:

"Corruptos mais ricos, Brasil mais pobre...

A corrupção drena anualmente dos cofres públicos a gigantesca quantia de 85 bilhões de reais, o equivalente a 2,3% de toda a riqueza produzida pelo país. Se fosse usado para fazer investimentos públicos, esse dinheiro resolveria alguns dos mais sérios problemas brasileiros como por exemplo: construir 28.000 escolas, custear 34 milhões (!) de diárias de UTIs nos melhores hospitais particulares, construir 33.000 unidades de pronto atendimento 24 horas, erradicar a miséria no Brasil tirando dessa condição 16 milhoes de pessoas (e ainda sobraria 5 bilhões de reais), contruir 241 quilômetros de metrô (mais que o dobro do que existe hoje em São Paulo e no Rio de Janeiro), construir 1,5 milhão de casas populares, suprindo assim 30% do déficit habitacional do Brasil.

Mas o que se vê como uma triste rotina são políticos desonestos embolsando esse dinheiro para o enriquecimento pessoal e o financiamento de campanhas de seus partidos.

Nos últimos dez anos, segundo estimativas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, foram desviados dos cofres brasileiros (pasmem!) 720 bilhões de reais. No mesmo período, a Controladoria Geral da União fez auditorias em 15 000 contratos da União com estados, municípios e ONGs, tendo encontrado irregularidades em 80% deles. Nesses contratos, a CGU flagrou desvios de 7 bilhões de reais, ou seja, a cada 100 reais roubados apenas 1 real é descoberto. Desses 7 bilhões de reais, o governo conseguiu recuperar pouco mais de 500 milhões de reais. O que equivale a 7 centavos revistos para cada 100 reais roubados.

A corrupção é uma praga que contamina todas as instâncias. Há desde pequenos delitos, como a propina de 50 reais exigida por um guarda para liberar um motorista bêbado do teste do bafômetro, até desvios que envolvem estruturas completas, como foi verificado recentemente no Ministério dos Transportes.

Há no Brasil 120 milhões de pessoas vivendo exclusivamente de vencimentos recebidos da União, estados ou municípios. A legislação tributária mais injusta e confusa do mundo é o fertilizante que faz brotar uma rede de corruptos em órgãos como a Receita Federal e o INSS.

A impunidade reina nos crimes contra a administração pública. Uma análise de processos por corrupção feita pela CGU mostrou que a probabilidade de um funcionário corrupto ser condenado é de menos de 5%. A possibilidade de cumprir pena de prisão é quase zero. A máquina burocrática cresce mais do que o PIB!

Mas os brasileiros começam a acordar para essa realidade e a reagir a ela. O episódio mais emblemático foi a coleta de 1,6 milhões de assinaturas que deu origem à Lei da Ficha Limpa. Agora, as pessoas começam a marchar contra a corrupção...

Talvez seja utópico esperar que a corrupção acabe, mas, como todas as pragas, ela pode ser mantida em um nível mínimo. Lutar contra ela vale a pena".

FONTE: Revista Veja - Ed. 26/10/2011 - 2240.

Eu me recuso a passar por minha geração e não ser nada e a não fazer nada. Podemos fazer muita coisa, fazer a nossa parte, protestar, reivindicar, pesquisar, informar, ajudar, cuidar, mobilizar e acima de tudo ORAR (se Deus não for à frente, em vão será nosso esforço).

Por tanto, uma das coisas que podemos fazer é VOTAR COM CONSCIÊNCIA, ou seja, lugar de LIXO É NO LIXO E NÃO NA URNA!

Um “bonus” a ser pensar:

"Em 2011, os jogos Pan Americanos de Guadalajara no México, a competição no país (México) foi financiada pelo dinheiro privado. O governo mexicano arcou com apenas 521 milhões. Um dos principais palcos da competição, o estádio Omnilife, foi erguido com recursos do empresário Jorge Gergara, dono do time Chivas Guadalajara.

Já no Brasil, o rancking de gastos infundados de dinheiro público, subiu com folga no degrau mais alto do pódio. No Brasil, em 2007, o custo da competição ficou em 4 bilhões de reais, dez vezes a previsão inicial e doze vezes a média das quatro edições anteriores. "O que aconteceu aqui foi uma mistura de falta de planejamento, incompetência administrativa e uma enormidade de gastos superfaturados", diz o procurador Marinus Marsico, do Tribunal de Contas da União."

FONTE: Revista Veja - Ed. 26/10/2011 - 2240.

Em 2014 o Brasil sediará a Copa do Mundo. Se os Jogos Pan Americanos que o Brasil sediou teve um custo que ultrapassou dez vezes a previsão inicial, o que pensar sobre a Copa do Mundo de 2014?


"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." - Rm 12:2



Nenhum comentário:

Postar um comentário