segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Cuidando do Tempo do Espírito Santo... 
O seu corpo.


Aqui vai uma série de alongamentos que têm me ajudado muito quando o assunto é dores nas costas, além de algumas orientações na hora de fazer esses movimentos.

Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade, a qualquer hora, e não requerem equipamento especial, nem treinamento prévio. É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão.
Certo
Respirar suavemente.

Alongar os músculos de forma lenta e calma.

Procurar manter uma boa postura.

Manter cada alongamento por 10 a 15 segundos.
Errado
Fazer os exercícios apressadamente.

Alongar os músculos de forma abrupta ou dando solavancos.

Alongar até sentir dor.

Prender a respiração enquanto alonga.

Benefícios
* Reduz as tensões musculares e induz o corpo ao relaxamento.
* Previne lesões (distensões musculares, entorses).
* Melhora a postura e o esquema corporal.
* Ativa a circulação.
* Reduz a ansiedade, estresse e a fadiga.
* Melhora a atenção.
* Previne dores.

1. Movimento 1

Dobre o pescoço levando o queixo em direção ao peito. Em seguida, com o pescoço reto, faça uma rotação de um lado para o outro. Por fim, dobre o pescoço para um lado e para o outro, levando a orelha em direção ao ombro. Faça cinco repetições de cada.

2. Movimento 2


De pé, com as pernas separadas na linha dos ombros e o abdômen contraído, desloque o quadril para o lado esquerdo, enquanto leva o braço esquerdo acima da cabeça. Repita o movimento para o lado direito. Faça dez repetições do exercício, alternando os lados.

3. Movimento 3


Deite-se de barriga para baixo. Em seguida, apoie as mãos no chão, na linha dos ombros, e estique os braços, fazendo com que as costas formem um arco. Não use os músculos das costas para realizar o movimento. O corpo deve ser sustentado pelos braços. Faça dez repetições.

4. Movimento 4


Deitado de barriga para cima, dobre o joelho direito e abrace a perna, levando a coxa em direção ao peito. Segure por 30 segundos. Em seguida, faça o mesmo com a perna esquerda. Por fim, junte as duas. Faça duas séries.

5. Movimento 5


Deite-se e estique a perna direita para cima. Em seguida, segure uma toalha, deixando cada ponta em uma mão, e passe-a sobre a sola do pé que está no alto. Use o tecido para ajudá-lo a forçar a coxa em direção ao peito. Segure por 30 segundos. Repita o movimento com a outra perna. Faça três séries.

6. Movimento 6


De pé, fique de frente para um banco ou uma cadeira. Coloque o calcanhar direito sobre o assento, apoie as mãos sobre o joelho e dobre a cintura, levando o peito em direção à perna. Segure por dez segundos e troque o lado. Faça três séries.


Mais uma lista de alongamentos:

Deitado (a) com os pés apoiados no chão e a coluna lombar encostada no apoio. Entrelaçar os dedos e levar os braços esticados em direção oposta ao corpo. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe.



O mesmo exercício anterior, levante os braços em direção do teto. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe.



Mantendo a mesma postura do exercício anterior, vire a cabeça e os braços estendidos e mãos entrelaçadas para o lado. Sinta o alongamento dos músculos do ombro e coluna superior. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe. Repita o exercício levando a cabeça e os braços para o outro lado.



Sente-se em uma cadeira ou banco, mantendo os pés apoiados no chão, a coluna reta e os braços suavemente apoiados sobre os joelhos. Levar a cabeça para baixo, sinta o alongamento dos músculos da nuca e costas. Martenha o alongamento por 10 segundos, relaxe e volte à posição inicial.



A mesma posição inicial usada no exercício anterior, olhe para o teto, mantenha o alongamento por 10 segundos, relaxe e volte à posição inicial.




Na mesma posição, vire a cabeça para um lado, mantenha por 10 segundos e relaxe voltando à posição inicial. Repita o mesmo movimento para o outro lado.



Deitado (a) de costas com os pés apoiados no chão, joelhos fletidos e a coluna lombar encostada no apoio. Abrir levemente os joelhos para fora, sinta alongamento dos músculos da parte interna da coxa. Evite que a coluna lombar saia do apoio. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe.




Deitado (a) com as pernas flexionadas e com os pés apoiados no chão. Certifique-se que a coluna lombar esteja totalmente encostada no apoio. Com o auxílio de uma toalha em volta de um pé, estique uma das pernas de forma que a coxa fique em ângulo reto com o quadril. Os músculos do pescoço e ombros devem permanecer relaxados. Sinta o  alongamento dos músculos posteriores da coxa e da barriga da perna. Mantenha o alongamento por 15 segundos e relaxe. Repita o exercício com a outra perna.


Fique na posição de gato. Leve o quadril para trás, os braços para frente até encostar a testa no chão. Sinta o alongamento dos músculos da coluna e dos ombros. Mantenha o alongamento por 20 segundos e relaxe.



Sente-se em um banquinho e incline-se para frente tentando encostar o tronco nas coxas. Sinta o alongamento dos músculos posteriores da coxa e da coluna lombar. Mantenha o alongamento por 10 segundos e volte vagarosamente, endireitando o corpo de baixo para cima, sendo a cabeça a última parte a se endireitar.



Em pé mantendo os pés ligeiramente afastados e joelhos soltos, solte o corpo para frente sem tensões. Sinta o alongamento dos músculos posteriores da perna e coluna. Mantenha o alongamento por 15 segundos e volte à posição inicial, endireitando o corpo de baixo para cima, sendo a cabeça a última parte a se endireitar.



Em pé, quadril encaixado, joelhos soltos, leve os braços estendidos para cima. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe.




À partir da posição inicial do exercício anterior, incline o corpo para um lado. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe. Faça o mesmo para o outro lado.




Mantendo a postura ereta com os pés ligeiramente afastados, quadril encaixado e joelhos soltos, leve os braços estendidos para trás com as mão entrelaçadas. Alongue a cabeça na direção do teto e simultaneamente alongue os braços para baixo. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe.



A partir da posição inicial do exercício anterior, coloque um pé sobre um banquinho colocado ao seu lado, de forma que perna fique aberta lateralmente. Abaixe o lado do quadril o qual a perna está sobre o banquinho. Sinta o alongamento dos músculos do lado de dentro da coxa. Mantenha o alongamento por 20 segundos e relaxe. Repita o exercício com a outra perna.



Apoie uma perna com o joelho flexionado em um apoio seguro. Desloque o quadril para frente, mantenha por 20 segundos e relaxe. Você deve sentir o alongamento dos músculos da frente da coxa. Repita o exercício com a outra perna.



Incline o corpo e apoie os braços sobre uma mesa, mantendo o quadril fletido, joelhos soltos e a região lombar reta. Estenda os joelhos suavemente. Certifique-se que sua coluna esteja reta, pois este exercício mal feito poderá afetar a sua coluna. Mantenha o alongamento por 20 segundos e relaxe, levantando o corpo lentamente, de forma que a cabeça seja a última a se endireitar.

Repita cada exercício 5 vezes. 
Feitos com frequência, estes movimentos podem prevenir ou aliviar a dor nas costas.
Se  sentir dor em algum destes movimentos é porque você ultrapassou os seus limites.
Durante os exercícios, respire normalmente.

sábado, fevereiro 09, 2013

Miniaturas de Ônibus...


Eu lhes apresento o mais novo integrante da coleção de miniaturas de ônibus.



Modelo: Jum Buss 380 da extinta Busscar.
Empresa: Itapemirim Gold (fictício).

A montagem da miniatura:










A miniatura finalizada:

quarta-feira, janeiro 16, 2013

Inversão de valores...

 
Tudo bem, uma empresa privada paga o que ela achar "justo" para seu funcionário, mas certas coisas que vemos são revoltantes... como a inversão de valores nesse mundo atingiu níveis que são ilógicos e surreais, além de incoerentes, tudo em prol do capitalismo. Afinal de contas, quem dá mais lucro, um jogador de futebol ou um professor?

Numa mesma reportagem em um jornal, falava da "conquista" na educação do país e logo após falava de mais uma contratação milionária de um jogador de futebol...

A realidade dos Professores... 

Brasil: Reajuste para professores
15/01/2013 - 12h36

O MEC , por meio do Ministro da educação, Aloizio Mercadante, confirmou o reajuste salarial para professores das escolas públicas da educação básica. Segundo o Ministro, o novo piso será de R$ 1.567, apenas 7,97% sobre o valor do piso antigo. Os aumentos anteriores chegaram a 22% e a 16%. Porém, o MEC afirmou que esse é um dos melhores reajustes de todas as categorias do serviço público. 

A realidade das "estrelas" do futebol...  

Corinthians mantém salário oficial de Pato similar a outros para evitar guerra de egos
05/01/2013 - 06h00


O Corinthians fechou o salário oficial de Alexandre Pato próximo ao teto do time para evitar melindres dos outros jogadores. Seus vencimentos por contrato vão girar entre R$ 400 mil e R$ 500 mil, segundo apurou o UOL Esporte. Mas ele tem possibilidades de ganhos muito maiores graças às condições acertadas com o clube.
A preocupação corintiana era de que, ao pagar muito mais para o atacante, poderia deixar contrariados jogadores que foram campeões mundiais em 2012. Por isso, fez questão de fechar um salário oficial em patamares similares ao que ganham atletas-chave do time, como Paulinho e Emerson Sheik. Também, oficialmente, Pato não terá luvas a receber do Corinthians.
 

... É, esse mundo ficou louco mesmo!!

Fontes: 
http://noticias.infoescola.com/educacao/brasil-reajuste-para-professores/
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2013/01/05/corinthians-mantem-salario-oficial-de-pato-similar-a-outros-para-evitar-guerra-de-egos.htm


segunda-feira, dezembro 24, 2012


Mensagem - Fim de Ano 2012

Deus é bom e sua misericórdia dura para sempre! Deus é bom! Deus é bom...

Esse ano de 2012, em particular, foi um dos anos mais desafiadores que tive e, é justamente nessas situações é que percebemos o quanto Deus é bom e o poder de sua Graça em nossas vidas!

Nas nossas falhas, nos nossos erros, diante do nosso ímpeto, do nosso ego e de muitas vezes, do nosso desejo de controle das coisas, Ele ainda permanece fiel! Deus é bom!

Esse ano, eu e minha digníssima esposa começamos a fazer faculdade, ela cursando pedagogia, eu cursando algo totalmente diferente daquilo que estou acostumado, Fisioterapia. Quem diria, alguém acostumado a lidar com computadores, sistemas e softwares, antes via numa bancada um micro desmontado ou para conserto, agora vejo numa bancada, em um dos laboratórios da faculdade, vejo a maravilha do corpo humano.

Há mais de 12 anos longe dos estudos, tem sido desafiador, tanto pra mim, quanto pra minha esposa, lidar com os obstáculos. Mas Deus é bom!

Precisamos dar sentido em nossos atos, sentido para o trabalho/obra das nossas mãos e é isso que tento buscar. Tantas batalhas, mas também tantas conquistas... estamos caminhando, estamos progredindo, conquistando e evoluindo... graça de Deus! Deus é bom!

E é essa a mensagem que gostaria de deixar pra vocês... Deus é bom!!! Deus é bom, ainda que... não importa... Deus é bom! Tudo cooperar para o bem daqueles que confiam no Senhor... É nessa simplicidade que está o maior desafio de nossas vidas... simples como crianças, vemos a Graça de Deus! E como é difícil ser simples! Como é difícil confiar, esperar... Mas Deus é bom e sua misericórdia dura para sempre!

A todos que de certa forma fazem ou fizeram parte, direta ou indiretamente, das nossas vidas, vai o nosso Obrigado por Tudo, desculpem alguma coisa, fiquem com esse Deus bom e... até mais!

Feliz Natal e Feliz Ano Novo a todos!

sexta-feira, novembro 16, 2012

Mensagem...
45 + 1 ...
 
Recebi essa mensagem do meu professor de Bioquímica (valeu Zé!!) e achei muito interessante. No mínimo, são boas dicas de uma anciã de como viver bem (ou um pouco melhor) a vida.
Me fez lembrar do livro de Eclesiastes. Eu sempre imagino, quando leio esse livro da bíblia, Salomão já bem ancião, deitado em sua rede em sua varada em seu big palácio fazendo o balança da vida que viveu e de tudo que ele fez... dicas importantíssimas!

Segue abaixo:
Escrito por Regina Brett, 90 anos de idade, assina uma coluna no The Plain
Dealer, Cleveland, Ohio.
  
"Para celebrar o meu envelhecimento, certo dia eu escrevi as 45 lições que a
vida me ensinou.
É a coluna mais solicitada que eu já escrevi."
 
Meu hodômetro passou dos 90 em agosto,  portanto  aqui vai a coluna mais uma
vez:
 
1. A vida não é justa, mas ainda é boa.
 
2. Quando estiver em dúvida, dê somente o próximo passo, pequeno .
 
3. A vida é muito curta para desperdiçá-la odiando alguém.
 
4. Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente. Seus amigos e
familiares cuidarão. Permaneça em contato.
 
5. Pague mensalmente seus cartões de crédito.
 
6. Você não tem que ganhar todas as vezes. Concorde em discordar.
 
7. Chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho.
 
8. As vezes ficamos bravos com Deus, porém só Ele sabe o melhor para você.
 
9. Economize para a aposentadoria começando com seu primeiro salário.
 
10. Quanto a chocolate, é inútil resistir.
 
11. Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalha o presente.
 
12. É bom deixar suas crianças verem que você chora.
 
13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que é a
jornada deles.
 
14. Se um relacionamento tiver que ser um segredo, você não deveria entrar
nele.
 
15. Tudo pode mudar num piscar de olhos, Mas não se preocupe; Deus nunca
pisca.
 
16. Respire fundo. Isso acalma a mente.
 
17. Livre-se de qualquer coisa que não seja útil, bonito ou alegre.
 
18. Qualquer coisa que não o matar o tornará realmente mais forte.
 
19. Nunca é muito tarde para ter uma infância feliz. Mas a segunda vez é por
sua conta e ninguém mais.
 
20. Quando se trata do que você ama na vida, não aceite um não como
resposta.
 
21. Acenda as velas, use os lençóis bonitos, use roupa chic.  Não guarde
isto para uma ocasião especial. Hoje é especial.
 
22. Prepare-se mais do que o necessário, depois siga com o fluxo.
 
23. Seja excêntrico agora. Não espere pela velhice para vestir  roxo.
 
24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.
 
25. Ninguém mais é responsável pela sua felicidade, somente você..
 
26. Enquadre todos os assim chamados "desastres" com estas palavras 'Em
cinco anos, isto importará?'
 
27. Sempre escolha a vida.
 
28. Perdoe tudo de todo mundo.
 
29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.
 
30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo..
 
31. Não importa quão boa ou ruim é uma situação, ela mudará.
 
32. Não se leve muito a sério. Ninguém faz isso.
 
33. Acredite em milagres.
 
34. Deus ama você porque ele é Deus, não por causa de qualquer coisa que
você fez ou não fez.
 
35. Não faça auditoria na vida. Destaque-se e aproveite-a ao máximo agora.
 
36. Envelhecer ganha da alternativa -- morrer jovem.
 
37. Suas crianças têm apenas uma infância.
 
38. Tudo que verdadeiramente importa no final é que você amou.
 
39. Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando em todos os
lugares.
 
40. Se todos nós colocássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos todos
os outros como eles são, nós pegaríamos  nossos mesmos problemas de volta.
 
41. A inveja é uma perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.
 
42. O melhor ainda está por vir.
 
43. Não importa como você se sente, levante-se, vista-se bem e apareça.
 
44. Produza!
 
45. A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente.


Essa última é inclusão minha, na verdade, o sábio Salomão deixou-nos essa grande dica escrita no Livro Sagrado. Essa não poderia faltar...

46. De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. (Eclesiastes 12:13-14)

Fisioterapia

Mais um folder que criamos para divulgação da Fisioterapia, agora nas áreas de Ortopedia, Traumatologia e Desportiva. Vale a pena conferir.


 Abraços a todos!

segunda-feira, agosto 20, 2012

Documentário...

Sicko - SOS Saúde


A idéia do documentário é uma só: tratamentos de saúde deveriam ser gratuitos.

Em contra partida, o documentário mostra o deficiente (ou falido?) sistema de saúde americano. A partir do perfil de cidadãos comuns, somos levados a entender como milhões de vidas são destruídas por um sistema que, no fim das contas, só beneficia a poucos endinheirados. Ali vale a lógica de que, se você quer permanecer saudável nos Estados Unidos, é bom não ficar doente.
Para provar que a idéia de uma saúde coletiva eficiente é viável o autor viaja a países em que isso efetivamente acontece: França, Inglaterra, Canadá e até Cuba!

Particularmente falando, o documentário é excelente e pode lhe causar uma mistura de sentimentos, como revolta, indignação, tristeza! Ver uma médica confessar numa audiência no Congresso que foi promovida ao vetar um procedimento médico no valor de 500 mil dólares ao custo da vida do segurado. Um médico de empresa de saúde relatar um sistema de bônus aos que conseguirem economizar para as seguradoras ao negar atendimento/tratamento médico. Depoimentos de "assegurados" e pacientes que tiveram seus familiares ceifados por não conseguirem atendimento/tratamento médico é de, no mínimo, te deixar em estado de choque.

Nós reclamamos muito do nosso sistema de saúde, que sim, não é tão diferente dos Estados Unidos, mas mostra também que aquela imagem que é "vendida" dos EUA é mais uma mascara de uma socidade que passa ou se vê em uma grande crise. Não é a toa o descontentamento da população norte americana quando se fala em Barack Obama que, depois de ser tido como o "salvador da pátria" quando eleito, hoje, diante de muralha da ganância, do conservadorismo e da corrupção dentro do governo, não conseguiu fazer muita coisa principalmente no setor da saúde.

Como disse anteriormente, é difícil não fazermos comparações. Somos um país "subdesenvolvido" e ainda sim, nós temos o SUS que, em teoria, é a "8ª maravilha do mundo", mas que na prática, é bem diferente. Nós temos uma política de saúde publica que, mesmo estando apenas no papel, cabe a nós, cidadãos, lutarmos para que, aquilo que existe no papel, passe a ser praticado, passe a valer de verdade.

O que nos arremete a outro problema que é citado no documentário. Uma população/sociedade alienada, desonrientada, sem conhecimento e sem vontade para mudar algo. Isso é realidade, pois enquanto assistia ao documentário em sala de aula, uma boa parte dos alunos se apressaram a sair. Esses mesmo alunos/jovens são o "futuro" da sociedade e, se já na bastasse isso, também são o futuro da saúde no país...

Voltando ao documentário... bom... vale muito a pena assistir.

Como dizem, "sempre existe algo pior".

Abraços a todos, fiquem na paz e até a próxima.

quinta-feira, agosto 09, 2012

Para pensar...

SER FELIZ OU TER RAZÃO?

Recebi esse texto da minha tia por e-mail já faz algum tempo e o guardei por ter um grande ensinamento. Agradeço pela mensagem e espero que do mesmo jeito que Deus me ensinou algo através dela, te inspire ou te faça a pensar em algumas atitudes que talvez você tenha tomado.

O texto é pequeno e vale a pena ler...

"... Oito da noite numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire na próxima rua à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem. Percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado. Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados.

Mas ele ainda quer saber: - Se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais...

E ela diz: - Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de
uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!"

MORAL DA HISTÓRIA:

Esta pequena história foi contada por uma empresária durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não.

Confesso, é difícil manter a calma em situações de estresse ainda mais quando o nosso EGO quer se impor sempre, sem falar que vivemos em tempos de pura competição, egoísmo e alienação. Dominar o EU é difícil, mas pode ser feito!

Em se tratando de relacionamentos, não é uma competição onde quem está mais certo é o que importa, mas sim uma cooperação, o trabalho junto e a compreensão são importantes.

Viver isso é uma arte, requer muito, muito esforço e dedicação diária, mas vale a recompensa.
Eu agradeço a Deus por ter me enviado uma esposa tão compreensiva e sábia...
 
 “Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam”.

quarta-feira, agosto 01, 2012

Fisioterapia

Taí um folder que criamos para divulgação da Fisioterapia na Saúde da Mulher. Vale a pena conferir.



Abraços a todos!