segunda-feira, julho 11, 2011

Crônicas do culto...

Há tempos estou tentando encontrar uma maneira de escrever esse texto, que na verdade é mais um apelo do que qualquer outra coisa.

O que vou descrever aqui, não será algo fantasioso, mas fato, e se é fato, é real. Também não quero ficar preso ao que é ruim, mas sim tentar encontrar um sentido naquilo que vou descrever a partir daqui.

Imagine alguém que está sedento por instruções divinas, sedento para ouvir a palavra de Deus, sem "embromation" e sem "papo-furado". Esse alguém era eu ao ir para o culto no domingo passado.

Devo confessar que havia algum tempo que não ia ao templo.  É muito frustrante encarar a administração eclesiástica moderna, suas regras, religiosidade e seu “tradicionalismo apostólico profético”.  É praticamente um evento.  São avisos e re-avisos, são broncas em cima de broncas, regras em cima de regras, merchandising, ou seja, é a ditadura da religiosidade (ainda que terminantemente neguem esse fato) atual reinando por mais de 70% do tempo que era pra ser destinado a Deus!! O Templo do Senhor era pra ser um lugar de liberdade de adoração. Claro, o culto precisa ser ordenado (isso é bíblico), mas ordenado e livre!

Pois bem, no domingo passado eu e minha esposa decidimos ir ao culto, na esperança de receber a instrução divina, a maravilhosa Palavra de Deus enchendo nossos corações, produzindo fé, força, paz e sabedoria em nós para podermos continuar firme nessa jornada em Cristo.

Chegamos por volta das 09h50min da manhã. Ok, o culto começou as 09h30min, estávamos atrasados e sabíamos que naquela altura do "campeonato", iríamos chegar ainda no tempo dos avisos. Ah,  antes que falem alguma coisa: sim, é errado chegar atrasado!

Chegamos, sentamos e ali começou o "sofrimento". Na verdade, naquele domingo tive a nítida certeza de que isso tudo é uma prova de Deus para mim, pra me tratar, me ensinar a controlar minhas emoções, enfim, só pode ser isso. Foram avisos, depois mais avisos e depois vieram os re-avisos e o merchandising. Entre um comunicado e outro, para não deixar o povo mais frio do que gelo na Antártida, vem a ministração dos dízimos/ofertas bem como alguns belos testemunhos, que por alguns momentos nos fazem reacender um pouco.  Mas então, vem a sessão de comentários nada coerentes e no mínimo, particularmente falando, sem sentido algum.

Lembre-se, o culto começou as 09h30min e já eram 11hs.

De repente, ouço a brilhante frase vinda por parte do ministrante: "Eu não gosto de ministrar na parte da manhã...".

Isso me causou espanto e antes que eu pudesse me recompor (realmente fiquei em choque), veio a explicação para tal comentário (ainda mais brilhante): "Não sei o que acontece com o povo que vem na parte da manhã, parecem que estão dormindo ainda".

Nesse momento me vejo numa “montanha russa” de sentimentos.

E ele prossegue: "Fiquei ontem o dia todo estudando para poder ministrar a Palavra de Deus ao povo e parece que estão dormindo, desmotivados. Vamos ver como vai ser com aqueles que irão vir para o culto da noite, mas não sei, vai que eu me engane também. Tenho tantas coisas para entregar aqui, mas não encontrei oportunidade ainda".

Você sente o espanto em forma de silêncio da multidão.

Naturalmente, a partir de então, o povo começou a ficar mais “participativo”, ou seja, um amém mais forte, mãos levantadas, enfim, tudo muito “natural”. 

Pra quem não queria "produzir unção", a meu ver, foi exatamente isso o que aconteceu.

Mas já era tarde demais. Aquela frustração bateu forte no peito. Eu só queria ouvir a palavra de Deus ser ministrada, e tudo que tínhamos ouvido era o contrário. Olhava para minha esposa e o desânimo estampado em sua face era nítido. Eu clamava a Deus para poder ouvir um pouquinho de instruções de verdade!

Já eram 11h30min da manhã.

O culto começou as 09h30min, houve praticamente 15 minutos de louvor inicial. Esse breve período é próprio para preparar os corações das pessoas para, então, ouvirem a ministração da Palavra de Deus.  Depois desse momento, pense em um automóvel à 100km/h e você pisa no freio bruscamente e passa a andar a 40km/h. É aí que não vejo sentido e é aí que começa a montanha russa de emoções. Isso vai amortecendo o povo, porque, sinceramente, não dá para continuar no foco com aquilo tudo de avisos, comunicados e propagandas. Aí vem a ministração dos dízimos e ofertas e os belos testemunhos. Você pensa que vamos acelerar novamente, mas não, vêm os re-avisos em forma de vídeo! Mais um freio e mais um balde de água fria na igreja.

Com o povo morno e já cansado, é hora de encarar as broncas, pois o povo deixa de estar participativo, fica disperso. Venhamos e convenhamos, diante dos fatos, é completamente compreensível! Mais aí vem a bronca por parte do ministrante que não está satisfeito com a “mornidão” do povo. Isso sim é incoerência!!

E mais uma frase ilustre: "Dizem que as ovelhas têm a cara do pastor, mas não concordo com isso não!"...

Vou dizer o que diante disso? O que pensar? O que sentir?

A ministração começou por volta das 11h30min (eram 11h28min quando fomo orientados à abrir a bíblia para então meditarmos na Palavra).

Mas nem tudo são apenas dores e os próximos 45 minutos foram muito bons, na verdade, devo confessar que foi muito proveitoso.

Meditamos no texto de Zacarias 3 (capítulo inteiro), que basicamente nos ensina que Satanás nos impede de vencer, de alcançar a vitória, por causa de legalidades que damos com as nossas iniqüidades!  Também passeamos um pouco no livro de 2 Timótio 2:19 (dentre outros textos), que resume bem a ministração: "Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade."
O culto foi finalizado com a santa ceia, foi muito maravilhoso! A ministração foi finalizada com um louvor antigo (os chamados louvores da harpa, que particularmente, eu amo demais!!), "Alvo mais que a neve" e "Vencendo vem Jesus", que pra mim, foi muito fortalecedor!

O balanço do culto: Começou as 09h30min e terminou às 12h30min, somando 3 horas de culto. Desse tempo sugerido, 2/3 (dois terços) dele é basicamente "embromation", infelizmente.

Por isso, gostaria de fazer um apelo!

Se você é ministrante da Palavra de Deus, por favor, não se esqueça do básico do Evangelho de Cristo, em nome de Jesus! A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus!!!!  Se você quer seu rebanho no mínimo atento e participativo, sem produzir uma fé mentirosa apenas para agradar a homens, então dê mais importância à ministração da Palavra de Deus e parem de dar mais importância a administração eclesiástica (empresarial)!!!!

Para agradar o coração de Deus, a fé é o critério principal e como foi dito, a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé! É pela ministração da Palavra de Deus que almas são alcançadas, que corações são convertidos pelo Espírito Santo de Deus, é pela Palavra de Deus que se combate o inimigo, é pela Palavra de Deus que se adquiri sabedoria, é pelas Escrituras que se conhece Deus!!!!!

Parem com esse evangelho manipulador! Preguem a Palavra de Deus puro e simplesmente e deixem Deus fazer o resto!

5 comentários:

  1. Tiago, faço de suas palavras, minhas palavras.Amo nossa igreja, mas os cultos estão ficando cada vez mais engessado.
    Antigamente não era assim...víamos o Espírito Santo agindo, curando, libertando... agindo livremente.Que o Senhor volte a agir em nosso meio e que todo espírito humano caia por terra.

    ResponderExcluir
  2. TUDO QUE DEUS FAZ É BOM, É O QUE DIZ NA PALAVRA DO SENHOR, ENTÃO É SÓ DEIXAR ELE FAZER.

    ResponderExcluir
  3. Precisamos orar por esse ministrante pra que ele se volte as primeiras obras e ao verdadeiro sentido pelo qual o ministério foi erguido

    ResponderExcluir
  4. É o que nos resta a fazer, orar ao Senhor por ajuda, pois na força do braço não conseguiremos nada, mas na oração, podemos muito! Juntos, orando, podemos ver o agir do Senhor!
    Obrigado pelos comentários!

    ResponderExcluir
  5. Vamos orar, e orar muito, porque os sonhos de Deus jamais vão morrer façamos parte desta corrente de orações.

    ResponderExcluir