domingo, maio 25, 2008

Pentecoste - Parte 1 - A Promessa

Graça e Paz Povo de Deus!
Mais um Encontro da Rede e a cada encontro, mais glória, mais unção, mais de Deus em nossas vidas. Nesse encontro que tivemos, abordamos o tema Pentecostes, o Revestimento de Virtude do Espírito Santo e o Avivamento do Povo de Deus. O fogo de Deus inundou nossos corações e nossas vidas foram revestidas de uma força sobrenatural de Deus! O tema é bem extenso e muitas coisas não puderam ser passadas no culto. Por esse motivo, estarei postando aqui uma série de 3 pequenos estudos falando sobre essa Promessa do derramamento do Espirito Santo, o porquê da promessa, o porquê de se querer essa promessa cumprida em nossas vidas, como receber a promessa e a consequência da Promessa.

PARTE 1 - A PROMESSA

Avivamento da Igreja e o derramar do Espírito Santo - Atos 1:8; e Jo 14: 16 e 17.
Existe uma promessa e ela já foi cumprida! No antigo testamento, o profeta Joel, inspirado pelo Espírito Santo escreveu sobre o derramamento do Espírito Santo sobre toda a carne e com isso o avivamento do povo de Deus. E essa promessa já foi e está sendo cumprida até os dias de hoje. Em Atos dos apóstolos, capitulo 1 nos fala do cumprimento dessa promessa, o derramar do Espírito Santo sobre TODA a carne e o avivamento da Igreja de Cristo.
Jesus estava prestes a se entregar na cruz, mas em muitas ocasiões Ele salientou a importância da sua morte e a importância do Consolador, o Espírito Santo que faria a chamar acender. Ele nos deu uma promessa: Quer iria para o pai, mas não nos deixaria sós, nos daria o Consolador, o Espírito da Verdade, o Ajudador. Ou seja, em outras palavras, Jesus estava dizendo que mesmo que fosse, nos deixaria o seu Espírito. Em João 14:16 e 17 mostra Jesus fazendo essa promessa. O interessante do versículo é que Ele diz que o Espírito habita em nós e estaria em nó. Ele diz no futuro o verbo estar, isso por que Ele estava se referindo ao revestimento de poder que seria derramado depois da sua ressurreição. Há uma grande diferença entre ter dentro de nós e ter em nós, ou seja, revestidos com algo. Jesus disse aos discípulos que esse consolador já era conhecido por eles e JÁ habitava neles, porém ainda viria Sobre Eles, ou seja revestindo-os. No texto original, Consolador tem um significado de: “chamado para ajudar ao lado para dar conforto e alivio”. Os discípulos tinham as palavras de vida eterna dentro de si, mas não sabiam como usa-las ainda. E o mesmo acontece com todo aquele que aceita o Senhor Jesus como único Salvador.
A grande verdade é que quando aceitamos o Senhor Jesus Cristo, nosso espírito é recriado e o Espírito de Deus vem fazer morada em nós. Com isso, tudo o que é de Deus vem habitar em nós, ou seja, os frutos do Espírito de Deus passam a habitar em nós. Mas não basta habitar, isso tem que fluir através de nós. Um exemplo disso é ter dinheiro no banco, mas não ter o cartão para sacar, ou não saber sacar o dinheiro. Como ter um carro, mas não saber dirigir. Por esse motivo, o que Jesus quis dizer era: Bom, vocês têm o meu Espírito vivendo dentro de vocês, vocês tem tudo o que eu tenho dentro de vocês, mas agora vocês precisam de alguém para vos AJUDAR a usar o que eu lhes tenho dado. Por esse motivo, lhes dou o Consolador, aquele que além de estar em vós, também vai ao seu lado para vos guiar e vos ensinar tudo que lhes tenho dito.
Em Atos 1:8, Jesus disse que receberíamos virtude do Espírito Santo. No dicionário, virtude é disposição habitual para a pratica do bem, eficácia, boa qualidade moral, coragem e valor. Em outras versões da bíblia está escrito Poder. É interessante analisarmos esse versículo, pois quando imaginamos uma pessoa virtuosa, passa longe da nossa mente a imagem de uma pessoa desanimada, pelo contrário, quando pensamos em uma pessoa virtuosa, pensamos em uma pessoa sempre muito disposta, aconteça o que acontecer, sempre ativa e presente. Em toda a bíblia, muitas e muitas são as vezes que Deus diz: Não temas, tende BOM ÂNIMO.
Quando Jesus disse que era preciso receber a Virtude do Espírito Santo, ele estava falando em outras palavras: Vocês agora precisam ser AVIVADOS pelo Espírito Santo!

CONTINUA...

Na próxima semana estarei postando o PORQUÊ DA PROMESSA, e vamos entender um pouco por que precisamos dessa promessa cumprida em nossas vidas...

Abraços a todos!! Deus vos abençoe em nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário