quinta-feira, janeiro 07, 2010


Pensamentos diante da tragédia...


Mais um ano se foi, porém estamos sendo presenteados com mais um ano! Glória a Deus por isso!

Tenho visto e seguido reportagens a respeito das enchentes e os trágicos desmoronamentos que fizeram várias vítimas, principalmente no estado do Rio de Janeiro (Angra) e nos estados do sul do pais (RS).

Claro, de um modo geral, o clima está "castigando" o planeta. Aqui no Brasil, vários pontos de enchentes, desmoronamentos, mortes e dezenas de desabrigados. Nos países europeus e asiáticos, muita neve e temperaturas baixíssimas. Resultado: mais vítimas, mais sofrimento!

Começar um novo ano relatando esses fatos e, para muitos, vivenciando esses momentos, não é o que podemos dizer como uma "realização de um sonho"!


Diante de problemas, de tragédias, das catástrofes, enfim, é normal do ser humano tentar encontrar um culpado para tudo isso. Normalmente Deus entra no negócio da pior maneira possível, como sempre, O CULPADO. Tragédias causadas pela natureza, o culpado é a Natureza, logo, criada por Deus, logo, Deus, o CULPADO.

Falsos juízes que somos! E olha que essa tarefa nunca foi nossa e nunca será! Dois pesos e duas balanças!

O fato é que nesse momento que, para muitos, momento de dor, de sofrimento, penso que pensar em culpados ou em porquês não seria a melhor solução para amenizar a dor. Fazer isso seria como machucar uma ferida recém aberta. Essa atitude traz revolta e revolta nos separa ainda mais de Deus.

A cada dia que passa as forças da natureza aumentam e tudo tem se tornado extremo. Mas nosso sofrimento seria uma conseqüência? Errado!

Diante do "impasse" Homem X Natureza, estamos tentando barganhar com alguém (natureza) que não faz acordo (ou pelo menos não faz o acordo que queremos que ela faça)!! Nós somos a causa como também somos a consequência! As pessoas não acordaram para isso e o que tem sido feito são meras ações políticas (politicagem barata) sem noção que não levam a nada!

A grande verdade é que destruímos e continuamos a destruir o planeta e não nos damos conta da real profundidade desse fato! Nossos valores estão todos invertidos, pois enquanto o mundo "trabalha" em prol do capitalismo (dinheiro, poder, lucros), a natureza não está interessada nisso!

Pobre ser humano! Gabamos-nos de nossas realizações, grandes feitos e apenas um sopro forte de vento, todos esses feitos se vão. Construções majestosas feitas sob os "cadáveres" de árvores e animais, mas basta uma força a mais de uma onda e tudo se resume a lixo.

A bíblia diz que até em nossas maiores obras, somos como pano de trapo. Agora entendo isso.

Arrogantes e egoístas que somos! Enquanto acontece com o vizinho, isso não nos incomoda, mas basta acontecer conosco, tudo muda!

Vi uma declaração de um dos moradores que perdeu seu lar no desmoronamento em Angra, no Rio. Chorando a mulher disse: "Tínhamos nossa casa, agora não temos nada, perdemos tudo, não sabemos para onde ir, meus filhos, minhas coisas, é dolorido". Achei esquisita aquela declaração, não que não possa entender a dor de muitos e muitos ali, claro, apesar de ser única para cada um, a mulher preferiu se apoiar naquilo que se foi do que naquilo que ficou, ou seja, a vida dela e dos filhos.

Vi outra declaração de um professor de geografia de uma dessas universidades (não me lembro qual), ele disse a seguinte frase: "Nós não somos coitadinhos, aquela cidade não é coitadinha". De fato, tudo se faz parecer como coitadinhos, fizemos para merecer isso, plantamos isso! Somos responsáveis por nós mesmos!

Se seguirmos o princípio de que "quem planta, sempre colhe", então estaremos em uma situação muito complicada, não só agora como futuramente.

Seria o professor um ser abominável sem coração? Ou seria a mulher mais uma vítima da natureza enfurecida?

Moro na periferia da minha cidade e vejo, que de um modo geral, as pessoas, principalmente nesses lugares não se importam muito com esse tipo de questão. Se voltam e se apóiam em sua revolta contra a sociedade que não lhe ofereceu oportunidades, se apóiam na "pobreza" para se parecer coitadinhos e quando algo de ruim acontece, é culpa do prefeito, é culpa da saúde, é culpa dos ricos, é culpa de todo mundo e principalmente de Deus.

"Ah Thiago, mas você está misturando as coisas, estamos falando de natureza, tragédias e você está levando para o lado social" - Há quem diga.

A raiz é uma só: O Ser Humano e seu grande ego! A tamanha troca de valores em prol de uma paz e felicidade mentirosa e egoísta, baseada em bens e posses.

Onde quero chegar com isso? Simples: "Vou ter uma casa na praia, está tendo um loteamento bom em uma tal cidade litorânea, vou construir uma pousada, alugar quartos, vamos viver como sempre sonhamos!". Um loteamento de risco em uma encosta.

"Estão todos indo para o morro, lá tem terra, não temos para onde ir mesmo, vamos para lá, montar um barraquinho e viver lá". Destruíram/devastaram uma grande área verde de um grande morro.

"Precisamos de mais madeiras, mais madeiras, lucro certo!". Florestas sendo devastadas clandestinamente (com a ajuda daqueles que deveriam proteger as florestas).

"Ah, não tem lixeira aqui, joga pela janela que depois alguém limpa". Cidade de São Paulo, choveu depois dessa ação, mas muitas pessoas pensaram igual, bueiros foram entupidos, rios transbordaram. E o culpado foi a prefeitura por não ter limpado.

"Vamos bater recordes de vendas de carros esse ano assim como no ano passado!". Trânsito caótico, poluição! Mais ruas, marginais, avenidas e estradas sendo construídas. Natureza dando mais espaços para construções.

Por que será que não investiram mais em ferrovias, trens para transportes de passageiros e cargas? Acho que não é tão lucrativo! Vamos continuar vendendo e fabricando rodas, pneus para os treminhões, ônibus, mais estradas, mais pedágio...

Enfim, uma solução? Sim, Jesus já deixou a solução. A vontade de Deus é que não fosse assim e que todos se salvassem, vivessem em harmonia, enfim, mas não é assim e não vai ser assim. O ser humano possui o livre arbítrio, mas não possuem a sabedoria, que só vem de Deus.


Logo logo essa chuvarada passa, o sol aparece e aí vamos sofrer com o calor extremo.

Graças a Deus, ainda estamos aqui! Lamento por tudo o que temos sofrido, as tragédias, as pessoas que se foram, as famílias que estão sofrendo, por nós, enfim, peço a Deus que continue a nos amparar, traga paz e faça da tragédia algo de bom. Mas que também, nossas mentes estejam vendo sempre de uma maneira ampla, olhando não apenas para o agora, mas no que poderemos colher futuramente. Aquele que planta algo sem pensar na colheita é insensato e tolo. Aquele que planta sem pensar na colheita, planta qualquer coisa, colhe qualquer coisa.

Infelizmente, parece que o ser humano só consegue se unir nos momentos de tragédias e de dor. Quem sabe nesses momentos podemos ver Deus não como Culpado, mas como SALVADOR.

Um comentário:

  1. No domingo assisti (pela decima vez rsrsrs) o filme O dia depois de amanhã, que retrata um pouco disso que temos vivido, a natureza, se voltando contra as açoes do homem; Realmente não devemos procurar culpados, pq mesmo sem querer contribuimos para essa situaçao uns de uma maneira, outros de outra,muitos de forma criminosa,bom isso todos nós sabemos, o que devemos nos atentar é que a natureza esta buscando um "reequilibrio" e pra isso vai eliminar os agentes agressores, que no caso somos nós. Precisamos de açoes conjuntas para nao provocarmos mais danos, pq o que já causamos, temo que ja seja tarde para mudarmos.

    ResponderExcluir