quinta-feira, novembro 10, 2011

Para pensar...

O lado bom



É difícil olhar para as coisas ruins e conseguir enxergar algo bom. Como também é difícil olhar para alguém que te faz chorar e perdoá-la ou tentar entendê-la.

Quando acontece algo em nossas vidas, situações que nos marcam de uma maneira negativa, inicialmente, é quase que impossível enxergar logo “de cara”, que por traz das nuvens negras, há um céu azul lindo. Como diria minha amada esposa, a gente sempre dá um “showzinho”, alguns mais contidos, outros realmente desabam.

Mas do mesmo que jeito que as coisas boas são importantes, as coisas “ruins” não são menos importantes do que as boas. Do mesmo jeito que as pessoas que nos fazem sorrir são importantes, as pessoas que nos fazem chorar são igualmente importantes.

Quando olhamos para trás, revirando nossas memórias, podemos encontrar muitas situações desafiadoras, dolorosas, difíceis, as vezes terríveis ou insuportáveis. Também podemos lembrar de pessoas que nos fizeram chorar de tristeza, de angústia. Mas tudo isso nos faz ver que hoje, quando olhamos para traz, vemos que no tempo nublado ou na tempestade, Deus sempre esteve conosco. Deus é bom sempre.

Com o passar dos anos, vamos entendendo que realmente tudo coopera para o bem daqueles que confiam no Senhor e que até aqui, o Senhor tem nos sustentado.

Eu já fiz muita besteira e já chorei de tristeza, mas posso ver que precisei disso.

Precisei viver situações difíceis para poder amadurecer, aprender que alguns caminhos não se deve tomar.

Precisei conhecer pessoas que me fizeram chorar, mas que ao mesmo tempo me ensinaram a ser forte, ainda que sem saberem, me ajudaram a conhecer outras pessoas. É o ciclo da vida.

Coisas ruins acontecem e são inevitáveis, mas o problema não é esse, mas sim qual vai ser minha posição. Em que ou quem vou me apoiar? Pois dependendo de que ou quem, aquilo que é ruim pode ser ainda pior.
E então, caiu? Alguém te deu uma rasteira? Vai ficar caído ou vai aprender com a situação?

Pode parecer um clichê motivacional e ainda que seja, mas é verdade!

"Para viver é preciso morrer", assim parafraseou Jesus Cristo. É... Uma vitória vem de uma derrota, dá morte nasce a vida.

Eu precisei cair várias vezes para alcançar a vitória. Com certeza, vou precisar cair mais outras várias vezes para aprender a me manter vitorioso.

As coisas ruins são boas... quando Deus está conosco.

3 comentários:

  1. Tenho vivido isso diariamente Thiago, chorei sofri, cai...achei que era demais pra mim...mas o tempo todo o Senhor me sustentou e Dele eu não largo jamais.
    Eu aprendi a ouvi-Lo e tenho colhido os frutos de minhas decisões, e são frutos doces quando recebemos do Pai.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jô! É a nossa luta diária, mas quando a gente passa a entender isso, ou seja, "cair faz bem", passamos a encarar os desafios com outros olhos. Mas como eu disse, é difícil, pois tem dias que a gente se esquece do aprendizado (vc nunca olha para a ferida recem adquirida com sorriso largo... rs), precisa "cair" para ser lembrado novamente. Mas é consolador termos o Senhor ao nosso lado, Ele também passou por isso, ou seja, Ele também teve que passar por algo muito "ruim" para poder nos dar algo bom (na verdade, maravilhoso). E prestes a encarar o desafio, Ele se ajoelhou e pediu ao Pai que "Se possível, afasta de mim esse cálice"... ainda que seja a uma intensidade muito menor (graças a Ele pelo transformar esse fardo em algo leve para nós) quem disse que não vivemos o que Jesus viveu... Mas como disse Paulo, continuemos rumo ao alvo!

    ResponderExcluir