sábado, junho 12, 2010

DENUNCIE SIM! MAS NÃO POTENCIALIZE O RIDÍCULO!


De certo, devo agradecer a Deus que me fez ver que nunca estamos sozinhos. Muitos e muitos estão se levantando contra as mensagens e atitudes dos falsos profetas (ou profetada, como diria meu amigo Fernando) e a favor (sempre) do Evangelho genuíno, puro e simples! Louvado seja Deus, pois Ele está no controle!

Por isso, aqui vai o meu: "VALEU JESUS"!! E que o Senhor continue levantando mais e mais pessoas comprometidas com o Evangelho puro e simples, sustentando os que já foram levantados e abrindo os olhos daqueles que se desviaram do caminho.

Isso é motivador, mas penso que devamos tomar cuidado com certas coisas.
Tenho visto algumas profetadas, na verdade, nunca me interessei em ver as tal das "profetadas", mas as que pude conferir, de imediato me deixou de boca aberta, com aquela expressão: "Pootz!".

Já vi pastores implorarem por ofertas e/ou estipularem valores (grandes quantias, diga-se) em troca de uma Bíblia especial (essa é boa, a Palavra de Deus muda conforme a quantia dada!!). Já vi ministros dando showzinho em púlpito em nome do Senhor e a lista a cada dia aumenta:

- Pastor Ryou : pra quem já jogou video-game e curtiu o jogo Street Fighter (jogo de luta com personagens que tinha poderes especiais, magias...), semelhança pode ou não ser mera coincidência.

- Pastor Pilão : seguindo os passos do pastor Ryu, esse é o Zangief... pra quem ficou com cara de "ué" e não faz idéia, simplesmente o pastor abre os braços e começar a girar sem parar... é a unção irmão, toma conta... (bela explicação)

- Pastor Maica Jéca (Michael Jackson) : o "bemssuado" (abençoado) do irmão, tenta fazer o clássico passo do Michael Jackson, se dá mal e ainda por cima chuta o sapato (sem querer) pros irmãos lá em baixo. Claro, estamos no mundo real, existem leis da física, ou seja, toda matéria que sobe, vai descer. Espero que o irmão que levou a sapatada na cabeça, tenha compaixão entenda e que continue com Cristo, e se não for, que não associe o fato ao Senhor.

- Pastor bailarino : Esse eu quis ver e rever. Lindo o "padedê" no púlpito!
- Pastor Pula-pula : Esse recebe a unção e começa a pular sem parar, correr de um lado para o outro.
- Pastores Voadores : Esses são os que, querem por que querem, um avião para poder pregar o evangelho!
- Pastor Sonic : Esse é outro inspirado em sua infância jogando os jogos do Sonic!

Não vou colocar os vídeos aqui, mas fiquem a vontade para conferirem. Têm coisas que só o google e o youtube fazem por você!

Há algum tempo eu era terminantemente contra ver essas coisas. Isso sempre me impressionou de uma maneira negativa, mas cheguei a conclusão de que é importante sabermos o que se passa na igreja de Cristo na terra para podermos ficar espertos e ao mesmo tempo alertarmos os demais.

Primeiro - Nunca vi Jesus precisar fazer showzinho para divulgar o evangelho. Nunca vi Jesus e os grandes apóstolos implorando por ofertas. Jesus nunca precisou de super movimentos para enfatizar a unção de Deus ou ao curar alguém. Jesus nunca precisou gritar, bater, espernear, pular, girar, para poder expulsar demônios (muito pelo contrário, os espíritos malignos que faziam show quando viam Jesus). Os discípulos que tentaram fazer esse showzinho, levaram um "chocolate" do inimigo e o que Jesus disse? "Não bemssuado!! É assim não ómi, esses aí só saem com jejum e oração!" Ou seja, aprende com Deus primeiro, domine sua carne, pra depois tentar dominar e expulsar o inimigo.

Segundo - Apostolos, discipulos e afins fizeram atrapalhadas? Sim, Paulo mesmo chegou a "difamar" um cidadão de "alto escalão" intitulando-o de "Parede branqueada" (esse Paulo é uma figura!!). Sorte dele que um irmão cutucou ele e disse: "Ow fio, você sabe quem é esse cidadão aí? Ele é da "alta", se liga!". E o que o Paulo fez? "Ops, foi malz irmão!". Pedro teve uma época que estava tipo "político". Quando não estava perto dos Judeus da "gema", ele ficava junto com os "chegados da classe baixa", mas era só chegar os judeus (o povo da classe alta) por perto ele vazava. Ou seja, gostava do papo descontraído com a galera, mas logo chegando os Judeus, era O diplomático. Paulo, o mesmo "boca aberta" citado acima, o exortou no amor a tratar a todos como iguais. Tem muito mais exemplos, mas vou ficar com esses...

Diante disso, o fato é que vamos errar, não somos perfeitos, vamos cometer gafes, estamos sendo moldados e transformados pelo Senhor. Mas também não vamos fazer disso uma desculpa esfarrapada para fazer besteiras em nome de Deus.

Esses exageros são necessários? Como mencionei o exemplo do próprio Cristo, não há necessidade de interpretações cinematográficas para pregar o evangelho. Nem muito menos, exigências para tal. O que é preciso é sabedoria, e se há falta dela, peça a Deus que Ele o concederá de graça! E ainda, não tenho dúvidas que Deus negaria sabedoria para alguém que quer fazer a vontade dEle.

Jesus não pregava o que a multidão gostava, Ele pregava aquilo era necessário para a multidão, o que era para o bem do povo, não a vontade do povo, quer o povo gostasse ou não.

As mensagens hoje são como? Em muito, encenadas, prósperas, circenses e quando não, são ao contrário, são totalmente ditadoras, cheias de não "pódxi". Sem falar nas pregações "Me Dá e aí eu te dou".

Também tem uma galerinha fazendo sacrifícios... Também tem os cultos com 200 horas de louvor e adoração, mais 200 horas de avisos, 200 horas de mais avisos (repetições detalhadas dos avisos anteriores), mais 200 horas de ministração em prol da arrecadação do Dízimo e ofertas, mais 200 horas de exortação (ou seja, alguns utilizam do púlpito para exortações generalizadas quando o assunto é algo para ser tratado em particular com certas pessoas ou grupo) e, enfim, 20 minutos para o ensinamento da palavra... (... , ... , o que? Ahh, estou sendo exagerado, foi malz... é que muito exagero sabe...)

E com isso, o que acontece? Descrédito do evangelho, associações equivocadas. Ridicularizarão da Palavra e daqueles que a anunciam. Isso tanto para ímpios, quanto para os da igreja.

Os ímpios (sem surpresas) vão usar desses exageros para ridicularizar o evangelho, associando o ridículo a Jesus, bem como seus discípulos. Isso já sabemos, nada de novo.

Agora vem a parte importante. Assim como eu e milhares de milhares (graças a Deus por todos esses), dispostos a defenderem o Evangelho genuíno e simples, estão sendo levantados contra esses atos praticados por alguns que utilizam o evangelho para outros fins (tendo eles conhecimento ou não desse ato).

Devemos testar o que está sendo dito? Com toda a certeza!! Devemos alertar os outros? Sim, por favor. Devemos exortar os irmãos? Sim, sempre. Mas penso que não póde faltar algo.

O evangelho sempre foi e sempre vai ser equilibrado. Ou seja, o simples é simples porque se fosse difícil não seria simples, seria mais difícil do que simples, então não seria equilibrado. Também não é facim facim, porque se fosse facim facim, não seria simples, facim facim não seria equilibrado. (Nusss... essa viagem minha foi demais... alguém por favor pode anotar isso, quero guardar essa!!).

Mas então, depois do surto, essa é a palavra: EQUILÍBRIO.

O exagero sempre existiu, sempre vai existir, quando não é uma coisa, é outra, ou seja, o inimigo vai tentar nos derrubar do "cavalo", seja de um lado, ou de outro, o importante é cair.

Bom senso... sabedoria... domínio próprio... Enfim, lembram dos frutos do Espírito? Então, para os que cometem os exageros e heresias, se cometeram, faltou sabedoria, faltou bom senso, faltou domínio próprio e etc.

Para os que denunciam, cabe fazê-lo com amor, exortar com bom senso, sabedoria, enfim, para não cair na mesma falha daquele que cometeu o exagero, ou seja, exagero!

"Ah Thiago, são falsos profetas!"
O tratamento deve ser o mesmo. As profetadas não devem ser toleradas! Ou seja, ímpio ou não, "cabra safado" ou não, Jesus lidava com cada "espécie" de um jeito, mas a essência sempre foi a mesma, ou seja, respeito, amor, compreensão. Claro, assim como Ele não "tolerava" as injustiças que os "safados" faziam, também não devemos nos conformar, ninguém deve!

"Ahh Thiago, mas é muito engraçado também!". Sim, se não fosse "trágico", e não vou ser hipócrita, pois alguns deles não têm como não dar risada!! É ridículo! Mas depois a gente pensa: "Poxa, tem tanta gente ouvindo esse bemssuado, então são tantos enganados!". Logo, aquela gargalhada se vai e o que fica é a lamentação de Jeremias.

Também não estou dizendo que devamos esquecer de onde viemos e de onde somos. Somos e temos uma cultura (brasileiros) bem humorada, ou seja, fazer trocadílhos das coisas ruins que acontecem é da nossa cultura, mas tudo tem um jeito e um limite. Dar risada sim, me conformar ou ridicularizar mais ainda já é muito.

O que estou querendo dizer é que rir de algo ruim é uma coisa, ridicularizar algo que já é ridículo é outra. Ou seja, potencializar o ridículo não leva a nada, ou melhor, piora ainda mais.

Ok, entendo que cometer gafes, exageros, heresias tudo mundo um dia vai cometer ou já cometeu! Também entendo da existência dos falsos profetas. Mas hoje ele é um falso profeta, mas amanhã? Pode ser eu, ou você, seguindo por um caminho que você pensa que é bom, mas não está.

Por que disso tudo Thiago? Simples, eu mesmo já dei risada das palhaçadas, mas me peguei não dando apenas risadas, mas sim, potencializando o ridículo, o que não era bom, pra ninguém! Ou seja, resumidamente, quando começamos a mostrar certas coisas para "tirar um sarro", deixa de ser denúncia para ser Pontencialização do Ridículo. Já fiz isso!! Quando a verdade é que, mesmo sendo muitas vezes engraçado, queremos sim compartilhar disso com alguém, mas devo tomar o cuidado para que isso não se torne algo mais ridículo ainda e que não perca o objetivo da denuncia genuina, alertar e nos reunirmos para fazermos algo, ainda que só nos reste orar a Deus.

Então, que pelo menos sirva pra mim, já está de bom tamanho... DENUNCIE SIM! MAS NÃO POTENCIALIZE O RIDÍCULO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário