sábado, agosto 07, 2010

Em mim, não! ...


OK, a imagem é um pouco "horripilante", mas penso que se piercing e tatuagem fossem algo bom, já viríamos de fábrica assim! (ahahahaha... é a minha opinião). Tudo bem que podem falar que nascemos como um livro em branco pronto pra escrevermos como queremos... blá blá blá.

Estava lendo uma matéria sobre piercing e achei interessante, e gostaria de compartilhar algumas coisas.

Já vi várias declarações em diversas outras matérias que já li a respeito do tipo "...o querer ser diferente, é rebeldia e brecha para o agir do diabo..." ou "...somos chamados do Senhor para sermos diferentes, separados deste mundo...".

Não é a primeira vez que vejo esses tipos de declarações, algo que confunde um pouco o que é ser diferente. Uma hora ser diferente é do diabo, outra hora ser diferente é de Deus, isso sim deixa uma brecha, mas na nossa mente!

O fato é que, diferente todos nós somos. Se fossemos iguais haveria mais de 6 bilhoes de Thiagos no planeta, todos com os mesmos gostos, mesmas roupas, mesmos principios, mesmas digitais... seria interessante, mas chato. Então, essa busca da humanidade, essa busca dos jovens para serem diferentes não consigo compreender direito. Se for olhar por uma outra perspectiva, o Senhor quer que sejamos IGUAIS, mas iguais a ELE, claro!

Não estou aqui para combater os textos que falam sobre, muito pelo contrário, mesmo por que, em muitos textos, o que foi dito é no mínimo coerente e tem fundamento bíblico, mas algumas coisas são expostas de uma forma não muito exclarecedora (pelo menos pra mim).

Como assim Thiago? Piercing e Tatuagem, Certo ou errado? Certo e errado... se prestarmos atenção nos ensinamentos bíblicos não existe um CERTO OU ERRADO declarados e explícitos, mas o que é BOM E O QUE É RUIM/MAL. Certo e errado dá uma conotação de obrigação, quando na verdade, você é e faz, mas é por amor!

Deus em sua maravilhosa graça não obriga a ninguem e não se limita a ninguém, sendo Ele, O profundo conhecedor do coração do Homem. Por isso entendemos quando Paulo diz que "Tudo é lícito (é permitido), mas nem tudo convém (nem tudo vale a pena)".

Ok, tatuagem, piercings, claro, para os que passaram a entender a voz do seu Senhor, certamente não o farão não por que é Certo ou Errado, mas por que não convém, não vale a pena, não edifica em nada! Não é necessário um sacríficio, mas sim um testemunho de vida em forma de fé e atitudes.

Aos que ainda fazem, mesmo os que são "evangelicos", cabe a nós dizermos que não são ou não tiveram um encontro verdadeiro com o Senhor? Desculpe, mas acho que não convém a mim ou a nós isso.

Tive muitas experiências e fui surpreendido com pessoas que aparentemente, pareciam o exemplo perfeito de postura Cristã, mas em convívio, passa-se a entender que é apenas aparência. Outros que, ao se ver, você imagina um ladrão ou algo do tipo, mas ao vê-lo abrir a boca e em seu convívio, é o exemplo perfeito de vida Cristã!

E dessas experiências, posso dizer uma coisa: Deus não é convencional ou tradicional! Limitar Deus e sua mão ao convencional e ao convencional que conhecemos é equivocado, pois Deus não tem limites, e na verdade, Deus quer nos livrar dos conceitos convencionais aos quais somos ensinados durante nossa vida inteira e que nos limita a conhecer Deus verdadeiramente.

E então, o que dizer?

Mais uma vez, o Equilibrio é a palavra chave, mas encontrar o equilibrio é complicado.

Achar um equilibrio entre usos/costumes e princípios bíblicos é algo complicado, mas pode ser encontrado.

Ok Thiago, pode ou não fazer tatuagem e piercing?

Uma vez me perguntaram isso. Na época, eu disse exatamente o que foi dito em muitos textos que já li, disse que era errado, que a bíblia condena (sem fundamentos concretos), que não era a forma correta de um cristão verdadeiro ser e andar, que não era testemunho... A pessoa (uma garota) olhou bem pra mim e disse: "Ok, mas posso furar a orelha novamente? O que dizer sobre brincos e furar a orelha para tal?".

Usos e costumes? Ou era errado e deveriam abolir até o furar a orelha? Sinceramente, ouvimos o som do silêncio depois disso naquele dia... E o que eu poderia dizer hoje aos que pensam nisso?

Tenham um equilíbrio... Precisa disso? Nascemos sem e até o momento conseguimos viver sem o dido cujo! Perguntem-se se convém, se é bom, vai trazer algo que vai transformar a vida, me curar de alguma doença, dar-me a sabedoria e o discenimento necessário para viver bem, ajudará a eu caminhar o caminho da vida, ajudará o próximo e suas aflições, vai alegrar o coração dos pais, se vai trazer paz para a alma cansada e abatida, livrar da depressão... enfim... uma questão de princípio e equilíbrio, prioridade e importância.

Ok... vontades, vaidades... dá e passa, o ser humano que vive por elas, não chega a lugar nenhum, muito pelo contrário, passa ser o seu senhor. 

Ah Thiago, vou então tatuar "Jesus te ama" ou "Eu sou de Jesus". Eu diria que vale mais uma vida que testemunha isso que você quer tatuar do que meras palavras marcadas num corpo em forma de sacrifício. Jesus disse que ele prefere Misericordia do que sacrifício!

"Posso tatuar o nome da minha mãe ou dos meus filhos, talvez uma estrelinha, um golfinho...". Amigo, penso que vale mais você dizer a sua mae que você a ama todos os dias e demonstrar isso em atitudes, ou seja, ajudando-a a limpar a casa depois dela ter trabalhado um dia inteiro em outro lugar (por exemplo), respeitando-a, não só ela, mas como a seu pai. Quanto a seus filhos, honre-os, cuidando, protegendo-os, amando-os, ensinando-os no Caminho certo (nos ensinamentos do Senhor) desde pequeninos, para que quando crescerem, não se desviarem do Caminho, você estaria não tatuando seu corpo, mas "tatuando" o coração deles com amor e sabedoria!! Quanto às estrelinhas, Deus as fez lindas para estarem nos Céus, para você olhar pra cima e ver o quanto Deus é lindo em suas obras, não para você tatuar no pé ou pior, nas costas... golfinhos, são tão lindos nos mares, você poderia economizar um pouco, e ao invez de gastar dinheiro fazendo tatuagem de golfinho, faça uma viagem para um lugar como Fernando de Noronha e conheça os gonfinhos de perto, tenho certeza que você estará "tatuando" seu coração com essa aventura inesquecível!!

Ah Thiago, vou fazer um piercing no umbigo! Não estou aqui para dizer se é certo ou errado, mas valeria a pena colocar uma argola (seja o "penduricário" que for) no umbigo, o local onde você foi alimentado por amor enquanto era gerado? "Ah Thiago, é simbologia isso que você está dizendo". Entre simbologia, prefiro ficar com o meu umbigo intacto e lembrar que foi dessa marca que fui alimentado e por isso estou vivo hoje. Minha mãe poderia ter me privado da vida!

"Thiago, vou fazer um piercing nos lábios, acho tão bonito!". Pense comigo, você acha que Deus, em sua sabedoria e amor, "acharia" bom que se colocasse uma argola nos lábios, lábios esses que foram feitos para beijar, a expressão do amor, lábios esses que são peças fundamentais para se degustar um bom alimento... Se fosse bom um piercing nos lábios, Deus teria feito o homem com um piercing (ou vários) já de fábrica!

"Thiago, vou colocar um piercing no nariz". Meu caro, o nariz é um lugar que se respira, por aí entra o ar, fonte para sua vida! "Ahh, é simbologia também e não atrapalha em nada colocar". Entre simbologia prefira ficar com o nariz intacto. E se não atrapalhar em nada mesmo, pra quê colocar? Os vaqueiros colocam uma argola no fucionho do boi/touro para poderem puxá-los de uma forma que eles atendam, quer que alguém faça isso com você? Se eu não estou enganado, Deus colocou uma argola dessas no diábo em uma das passagens bíblicas do velho testamento, como forma de repreensão ao inimigo do povo de Deus!

Isso por que estou pegando bem leve, na verdade, estou dando exemplos bem leves, mas há situações e exemplos muito mais horripilantes vindo até mesmo dos cristãos...

E quanto ao povo do mundo, aos que não conhecem ao Senhor? O princípio é o mesmo, os princípios bíblicos, os ensinamentos de Jesus nunca mudaram, mas aos que se entregam aos prazeres das vaidades, vão disso para coisas muito piores, não enchergam, não ouvem, não entendem, não conseguem chegar a lugar nenhum, ou melhor, conseguem, mas a uma vida desequilibrada, vazia, sem princípios (ou totalmente alterados), escura onde encontrar o equilíbrio, ainda mais longe de Deus, é algo quase inalcansável.
 
Penso que o que define bem é o equilíbrio, ou o que Jesus disse: Misericórdia quero e não sacrifício!!

Um comentário:

  1. Paz. parabens pelo site,seu texto é muito gostoso de ler de fácil compreensão ameeeiii seu site,já colei seu link lá no inicio do meu blog,
    Que Deus abençoe poderosamente sua vida e ministério e nome de Jesus.

    ResponderExcluir